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REGULAMENTO DESAFIO AGRO STARTUP

1. SOBRE O PROGRAMA

O Desafio Agro Startup é uma programa de iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado de Goiás (Senar/AR-GO) e tem por objetivo oferecer, sob a forma de competição de modelos de negócios inovadores, capacitações e mentorias para startups e ideias de negócios voltados para os problemas e oportunidades dos elos das cadeias produtivas do agronegócio, estimulando assim o empreendedorismo e o desenvolvimento do setor.

 

1.1 - ETAPAS DO PROGRAMA

O programa está dividido em 04 fases distintas.
Fase I - A primeira fase, denominada CAPACITAÇÃO, de participação individual, é a oferta de capacitações na modalidade EAD, que estará disponível no site www.desafioagrostartup.com.br a partir do dia 01 de outubro de 2017. O objetivo é fornecer acesso a conteúdos especializados a fim de capacitar os participantes nas competências básicas necessárias para o desenvolvimento de um negócio inovador.
  1. A capacitação não é pré-requisito para a submissão do projeto (Fase II), contudo é de suma importância para aqueles que irão participar do desafio possam fazer a capacitação para compreender melhor o processo e os aspectos técnicos importantes que serão avaliados nos projetos submetidos.
  2. A capacitação é ofertada como CURSO LIVRE conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96.
  3. Os conteúdos ficarão disponíveis para os participantes até a data final de submissão das propostas para a fase da SELEÇÃO INICIAL. Os conteúdos disponibilizados serão no formato de texto, apresentações, vídeos, animações e webinares com especialistas. Salvo os webinares, todos os outros conteúdos poderão ser acessados a qualquer hora, dentro do período disponibilizado. Caso o participante não possa participar do webinar ao vivo, poderá acessar o conteúdo gravado posteriormente.
  4. As tutorias do curso online serão apenas para tirar dúvidas quanto às dificuldades de acesso ou aos conteúdos do curso. Não haverá nenhum tipo de avaliação prévia da ideia no decorrer da capacitação.
  5. A aprovação será dada ao participante que obtiver rendimento mínimo de 70%.
  6. Ao participante aprovado, será fornecido certificado de participação equivalente a 60 horas considerando as atividades síncronas e assíncronas.
  7. A organização do programa se reserva o direito de suspender novas inscrições caso a demanda seja maior que a capacidade operacional.

 

Fase II – A segunda fase, denominada SELEÇÃO INICIAL, de participação individual, ou coletiva (time) que compreende o recebimento, avaliação e seleção das propostas de participação no desafio contendo o descritivo do negócio. Nessa fase, serão selecionadas 50 ideias de negócios para a próxima fase.

Fase III – A terceira fase, denominada MENTORIAS, compreende um ciclo de mentorias especializadas que ajudarão os empreendedores a refinar seus modelos de negócio. Haverá também uma nova seleção, onde se buscará a seleção das melhores ideias para a etapa final do desafio.

Fase IV – A quarta fase, denominada FINAL, etapa presencial que compreende a avaliação dos projetos selecionados na fase anterior por uma banca de especialistas, investidores e empresários para a escolha e premiação de reconhecimento das melhores ideias de negócios. Serão escolhidas 3 ideias que serão ranqueadas, de acordo com as avaliações em 1º - Primeiro, 2º - Segundo e 3º - Terceiro colocados.


CRONOGRAMA GERAL

ATIVIDADE

DATA INICIAL*

DATA FINAL*

FASE I – Inscrição no DESAFIO AGRO STARTUP

21/08/2017

08/12/2017

FASE I – Abertura/ fechamento das turmas do curso EAD

01/10/2017

08/12/2017

FASE II – Submissão dos projetos

11/10/2017

08/12/2017

FASE II – Avaliação e seleção dos projetos

09/12/2017

20/12/2017

FASE II – Divulgação dos selecionados para a FASE III

21/12/2017

-

FASE III – Mentorias para os selecionados

15/01/2017

01/03/2018

FASE III – Seleção dos finalistas

02/03/2018

05/03/2018

FASE III – Divulgação dos selecionados para a FASE IV - Final

06/03/2018

-

FASE IV – Treinamento presencial - Preparação dos Pitchs

12/04/2018

-

FASE IV – Apresentação das finalistas para a banca de avaliação e divulgação das equipes ganhadoras.

13/04/2018

-

*Datas sujeitas à alteração – Todas as alterações que por ventura acontecer, serão informadas aos participantes via e-mail e estarão disponíveis no site www.desafioagrostartup.com.br.

 

1.2 - DAS INSCRIÇÕES

1.2.1 - Para a fase de CAPACITAÇÃO.

Poderão se inscrever qualquer pessoa física que atenda os requisitos abaixo:

  1. Ser maior de 18 anos
  2. Ser residente no estado de Goiás.

As inscrições para todas as fases do desafio são gratuitas e deverão ser feitas no site http://www.desafioagrostartup.com.br no período de 21 de agosto a 08 de dezembro de 2017.

Para a fase de CAPACITAÇÃO, após o preenchimento dos dados do participante no endereço eletrônico supracitado, será enviado ao participante o login e senha inicial de acesso para a plataforma EAD. Lá constarão todas as informações de acesso e uso da plataforma.

1.2.2 - Das inscrições para a fase de SELEÇÃO INICIAL

As inscrições serão feitas considerando a ideia e serão vinculados à ideia, os empreendedores que compõem o time.

Serão aceitas submissões com apenas um empreendedor no time. Contudo vale ressaltar que o item EQUIPE é um dos critérios de avaliação.

O time deve ter no mínimo residente do estado de Goiás na equipe.

As inscrições para submissão das propostas estarão disponíveis em:
http://www.desafioagrostartup.com.br a partir do dia 11 de outubro.

Startups que estão em fase de pré-operação e operação poderão submeter suas propostas, mas o que será considerado para a avaliação será a ideia de negócio.

1.3 - DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

As ideias apresentadas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios e pesos:

  1. Grau de inovação – Peso 20%
  2. Potencial de mercado – Peso 20%
  3. Relevância da solução para o problema apresentado – Peso 15%
  4. Modelo de negócio – Peso 20%
  5. Qualidade das validações – 10%
  6. Equipe do projeto – peso 15%

O time de avaliadores é composto por profissionais especialistas em três áreas distintas: Negócios Inovadores, Agronegócios e Tecnologia da informação. Cada ideia será avaliada por um avaliador de cada área e a nota final da ideia será composta pela média simples das notas atribuídas.

A decisão da banca de avaliação do DESAFIO AGRO STARTUP é soberana e irrecorrível.

 

1.4 - DAS MENTORIAS

As ideias selecionadas para essa fase receberão um total de 4 horas (quatro sessões de 1 hora) de mentoria para refinar suas propostas e a validação das hipóteses levantadas, antes da etapa de seleção para a fase FINAL.

Ideias que tenham no seu time produtores rurais (ou filhos de produtores) ou proprietário de micro ou pequenas empresas receberão como bônus 1 hora adicional de mentoria nessa fase. Importante que no ato da inscrição o participante preencha todos os dados do cadastro corretamente para receber esse benefício.

As mentorias serão feitas online via skype ou Hangout, com hora agendada com o mentor. Caso a equipe participante não conecte na data e horário do agendamento, a mentoria será considerada como realizada.

A mentoria será feita apenas por dois pontos de conexão, ou seja, o computador do mentor, com o computador da equipe. E é de responsabilidade da equipe participante os equipamentos e conexão de internet para a realização da conferência.

Os mentores do programa nessa fase irão considerar aos aspectos da modelagem do negócio, já pressupondo que as validações da viabilidade técnica já foram realizadas.
Os mentores das ideias não participarão da avaliação e seleção dos projetos na fase MENTORIA.

 

1.5 - DA FINAL

As ideias selecionadas como finalistas serão divulgadas no site do DESAFIO AGRO STARTUP, no endereço www.desafioagrostartup.com.br e será informado aos participantes por e-mail.

A apresentação dos projetos para a banca de avaliação final será realizada de forma presencial, na cidade de Rio Verde, durante o evento TECNOSHOW COMIGO 2018, em data compreendida entre o período de 09 a 13 de abril de 2018.

A organização do evento custeará a passagem (terrestre) e hospedagem de até dois participantes por equipe selecionada para a participação na FINAL.

Todas as equipes selecionadas receberão, um dia antes da final, em local e horário determinado pela organização, um treinamento presencial de PITCH para aprimorar as apresentações das suas ideias para a banca de avaliação.
 

1.6 - DA PREMIAÇÃO

Haverá premiação para os 3 primeiros colocados na avaliação realizada pela banca. Contudo a premiação não envolverá transferência de recursos financeiros para os ganhadores. Todas as premiações serão bens ou serviços voltados para o desenvolvimento do negócio apresentado, como cursos, consultorias, participação em sessões de negócios, missões empresariais ou outra do tipo.

As premiações serão divulgadas ao longo do calendário do Desafio Agro Startup.

A premiação é pessoal e intransferível e deverá ser acessada nas datas disponibilizadas pelos seus respectivos responsáveis.

O empreendedor que não puder participar de qualquer atividade ou evento pertencente à premiação terá seu benefício cancelado.

O Sebrae Goiás e o Senar Goiás e demais parceiros do Desafio Agro Startup se reservam o direito de substituir a premiação por atividades ou eventos similares caso, por qualquer motivo, não seja realizado a ação objeto da premiação.

1.7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscreverem no DESAFIO AGRO STARTUP, os participantes concordam com o inteiro teor do Regulamento, autorizando O Sebrae Goiás e o Senar Goiás a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar, por meio de jornais, revistas, televisão, cinema, rádio e Internet, VHS e CD-Rom, ou em qualquer outro meio de comunicação, sem ônus e sem autorização prévia ou adicional, os seus nomes, vozes, imagens, apresentação das ideias finalistas, projetos e/ou startups, tanto no âmbito nacional quanto internacional, durante período indeterminado.

A organização do DESAFIO AGRO STARTUP reconhece que a propriedade intelectual dos projetos, softwares ou qualquer outra produção criada durante o Desafio, pertencem aos participantes criadores, que poderão utilizar os projetos criados da forma que melhor entenderem, mas a proteção à propriedade intelectual é de total responsabilidade dos participantes, cabendo somente a eles próprios eventual registro para a proteção dos seus direitos nos órgãos competentes.
 
Nem o Sebrae Goiás e nem o Senar Goiás terá qualquer direito de participação (equity) nas ideias produzidas e desenvolvidas durante o DESAFIO AGRO STARTUP.

1. SOBRE O PROGRAMA

O Desafio Agro Startup é uma programa de iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado de Goiás (Senar/AR-GO) e tem por objetivo oferecer, sob a forma de competição de modelos de negócios inovadores, capacitações e mentorias para startups e ideias de negócios voltados para os problemas e oportunidades dos elos das cadeias produtivas do agronegócio, estimulando assim o empreendedorismo e o desenvolvimento do setor.

 

1.1 - ETAPAS DO PROGRAMA

O programa está dividido em 04 fases distintas.
Fase I - A primeira fase, denominada CAPACITAÇÃO, de participação individual, é a oferta de capacitações na modalidade EAD, que estará disponível no site www.desafioagrostartup.com.br a partir do dia 01 de outubro de 2017. O objetivo é fornecer acesso a conteúdos especializados a fim de capacitar os participantes nas competências básicas necessárias para o desenvolvimento de um negócio inovador.
  1. A capacitação não é pré-requisito para a submissão do projeto (Fase II), contudo é de suma importância para aqueles que irão participar do desafio possam fazer a capacitação para compreender melhor o processo e os aspectos técnicos importantes que serão avaliados nos projetos submetidos.
  2. A capacitação é ofertada como CURSO LIVRE conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96.
  3. Os conteúdos ficarão disponíveis para os participantes até a data final de submissão das propostas para a fase da SELEÇÃO INICIAL. Os conteúdos disponibilizados serão no formato de texto, apresentações, vídeos, animações e webinares com especialistas. Salvo os webinares, todos os outros conteúdos poderão ser acessados a qualquer hora, dentro do período disponibilizado. Caso o participante não possa participar do webinar ao vivo, poderá acessar o conteúdo gravado posteriormente.
  4. As tutorias do curso online serão apenas para tirar dúvidas quanto às dificuldades de acesso ou aos conteúdos do curso. Não haverá nenhum tipo de avaliação prévia da ideia no decorrer da capacitação.
  5. A aprovação será dada ao participante que obtiver rendimento mínimo de 70%.
  6. Ao participante aprovado, será fornecido certificado de participação equivalente a 60 horas considerando as atividades síncronas e assíncronas.
  7. A organização do programa se reserva o direito de suspender novas inscrições caso a demanda seja maior que a capacidade operacional.

 

Fase II – A segunda fase, denominada SELEÇÃO INICIAL, de participação individual, ou coletiva (time) que compreende o recebimento, avaliação e seleção das propostas de participação no desafio contendo o descritivo do negócio. Nessa fase, serão selecionadas 50 ideias de negócios para a próxima fase.

Fase III – A terceira fase, denominada MENTORIAS, compreende um ciclo de mentorias especializadas que ajudarão os empreendedores a refinar seus modelos de negócio. Haverá também uma nova seleção, onde se buscará a seleção das melhores ideias para a etapa final do desafio.

Fase IV – A quarta fase, denominada FINAL, etapa presencial que compreende a avaliação dos projetos selecionados na fase anterior por uma banca de especialistas, investidores e empresários para a escolha e premiação de reconhecimento das melhores ideias de negócios. Serão escolhidas 3 ideias que serão ranqueadas, de acordo com as avaliações em 1º - Primeiro, 2º - Segundo e 3º - Terceiro colocados.


CRONOGRAMA GERAL

ATIVIDADE

DATA INICIAL*

DATA FINAL*

FASE I – Inscrição no DESAFIO AGRO STARTUP

21/08/2017

08/12/2017

FASE I – Abertura/ fechamento das turmas do curso EAD

01/10/2017

08/12/2017

FASE II – Submissão dos projetos

11/10/2017

08/12/2017

FASE II – Avaliação e seleção dos projetos

09/12/2017

20/12/2017

FASE II – Divulgação dos selecionados para a FASE III

21/12/2017

-

FASE III – Mentorias para os selecionados

15/01/2017

01/03/2018

FASE III – Seleção dos finalistas

02/03/2018

05/03/2018

FASE III – Divulgação dos selecionados para a FASE IV - Final

06/03/2018

-

FASE IV – Treinamento presencial - Preparação dos Pitchs

12/04/2018

-

FASE IV – Apresentação das finalistas para a banca de avaliação e divulgação das equipes ganhadoras.

13/04/2018

-

*Datas sujeitas à alteração – Todas as alterações que por ventura acontecer, serão informadas aos participantes via e-mail e estarão disponíveis no site www.desafioagrostartup.com.br.

 

1.2 - DAS INSCRIÇÕES

1.2.1 - Para a fase de CAPACITAÇÃO.

Poderão se inscrever qualquer pessoa física que atenda os requisitos abaixo:

  1. Ser maior de 18 anos
  2. Ser residente no estado de Goiás.

As inscrições para todas as fases do desafio são gratuitas e deverão ser feitas no site http://www.desafioagrostartup.com.br no período de 21 de agosto a 08 de dezembro de 2017.

Para a fase de CAPACITAÇÃO, após o preenchimento dos dados do participante no endereço eletrônico supracitado, será enviado ao participante o login e senha inicial de acesso para a plataforma EAD. Lá constarão todas as informações de acesso e uso da plataforma.

1.2.2 - Das inscrições para a fase de SELEÇÃO INICIAL

As inscrições serão feitas considerando a ideia e serão vinculados à ideia, os empreendedores que compõem o time.

Serão aceitas submissões com apenas um empreendedor no time. Contudo vale ressaltar que o item EQUIPE é um dos critérios de avaliação.

O time deve ter no mínimo residente do estado de Goiás na equipe.

As inscrições para submissão das propostas estarão disponíveis em:
http://www.desafioagrostartup.com.br a partir do dia 11 de outubro.

Startups que estão em fase de pré-operação e operação poderão submeter suas propostas, mas o que será considerado para a avaliação será a ideia de negócio.

1.3 - DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

As ideias apresentadas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios e pesos:

  1. Grau de inovação – Peso 20%
  2. Potencial de mercado – Peso 20%
  3. Relevância da solução para o problema apresentado – Peso 15%
  4. Modelo de negócio – Peso 20%
  5. Qualidade das validações – 10%
  6. Equipe do projeto – peso 15%

O time de avaliadores é composto por profissionais especialistas em três áreas distintas: Negócios Inovadores, Agronegócios e Tecnologia da informação. Cada ideia será avaliada por um avaliador de cada área e a nota final da ideia será composta pela média simples das notas atribuídas.

A decisão da banca de avaliação do DESAFIO AGRO STARTUP é soberana e irrecorrível.

 

1.4 - DAS MENTORIAS

As ideias selecionadas para essa fase receberão um total de 4 horas (quatro sessões de 1 hora) de mentoria para refinar suas propostas e a validação das hipóteses levantadas, antes da etapa de seleção para a fase FINAL.

Ideias que tenham no seu time produtores rurais (ou filhos de produtores) ou proprietário de micro ou pequenas empresas receberão como bônus 1 hora adicional de mentoria nessa fase. Importante que no ato da inscrição o participante preencha todos os dados do cadastro corretamente para receber esse benefício.

As mentorias serão feitas online via skype ou Hangout, com hora agendada com o mentor. Caso a equipe participante não conecte na data e horário do agendamento, a mentoria será considerada como realizada.

A mentoria será feita apenas por dois pontos de conexão, ou seja, o computador do mentor, com o computador da equipe. E é de responsabilidade da equipe participante os equipamentos e conexão de internet para a realização da conferência.

Os mentores do programa nessa fase irão considerar aos aspectos da modelagem do negócio, já pressupondo que as validações da viabilidade técnica já foram realizadas.
Os mentores das ideias não participarão da avaliação e seleção dos projetos na fase MENTORIA.

 

1.5 - DA FINAL

As ideias selecionadas como finalistas serão divulgadas no site do DESAFIO AGRO STARTUP, no endereço www.desafioagrostartup.com.br e será informado aos participantes por e-mail.

A apresentação dos projetos para a banca de avaliação final será realizada de forma presencial, na cidade de Rio Verde, durante o evento TECNOSHOW COMIGO 2018, em data compreendida entre o período de 09 a 13 de abril de 2018.

A organização do evento custeará a passagem (terrestre) e hospedagem de até dois participantes por equipe selecionada para a participação na FINAL.

Todas as equipes selecionadas receberão, um dia antes da final, em local e horário determinado pela organização, um treinamento presencial de PITCH para aprimorar as apresentações das suas ideias para a banca de avaliação.
 

1.6 - DA PREMIAÇÃO

Haverá premiação para os 3 primeiros colocados na avaliação realizada pela banca. Contudo a premiação não envolverá transferência de recursos financeiros para os ganhadores. Todas as premiações serão bens ou serviços voltados para o desenvolvimento do negócio apresentado, como cursos, consultorias, participação em sessões de negócios, missões empresariais ou outra do tipo.

As premiações serão divulgadas ao longo do calendário do Desafio Agro Startup.

A premiação é pessoal e intransferível e deverá ser acessada nas datas disponibilizadas pelos seus respectivos responsáveis.

O empreendedor que não puder participar de qualquer atividade ou evento pertencente à premiação terá seu benefício cancelado.

O Sebrae Goiás e o Senar Goiás e demais parceiros do Desafio Agro Startup se reservam o direito de substituir a premiação por atividades ou eventos similares caso, por qualquer motivo, não seja realizado a ação objeto da premiação.

1.7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao se inscreverem no DESAFIO AGRO STARTUP, os participantes concordam com o inteiro teor do Regulamento, autorizando O Sebrae Goiás e o Senar Goiás a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar, por meio de jornais, revistas, televisão, cinema, rádio e Internet, VHS e CD-Rom, ou em qualquer outro meio de comunicação, sem ônus e sem autorização prévia ou adicional, os seus nomes, vozes, imagens, apresentação das ideias finalistas, projetos e/ou startups, tanto no âmbito nacional quanto internacional, durante período indeterminado.

A organização do DESAFIO AGRO STARTUP reconhece que a propriedade intelectual dos projetos, softwares ou qualquer outra produção criada durante o Desafio, pertencem aos participantes criadores, que poderão utilizar os projetos criados da forma que melhor entenderem, mas a proteção à propriedade intelectual é de total responsabilidade dos participantes, cabendo somente a eles próprios eventual registro para a proteção dos seus direitos nos órgãos competentes.
Copyright © 2018 Desafio Agro Startup.